Sem palavras para um título

Teresina cresceu, e com seu crescimento, vieram novos estabelecimentos, novos bares e casa de shows e bons restaurantes… Toda noite, há o que fazer em Teresina! Porém, todo esse crescimento trouxe o indesejado… Insegurança e violência!

Na última quinta-feira, uma moça de 19 anos, foi brutalmente assassinada em Teresina. Eu fiquei e ainda estou chocada… Mas não quero dá detalhes de como foi sua morte, não quero por em palavras. Esse post é para falar do jornalismo piauiense. Um jornalismo sem ética, respeito, decência e profissionalismo. É ridículo ver a exposição que fizeram da moça. Os vídeos na TV e todos os sites com fotos dela, sem tarjas ou algo do tipo. As fotos foram tiradas e postadas integralmente. Não é nem só pela família que vai ver e vai sofrer ainda mais, mas por todos que acessam. Noticiar algo em primeira mão ou não, requer pesquisa e cuidado com as informações que serão passadas a um público, mas a pesquisa não é invadir o velório da moça, ou entrar filmando a cena do crime, ou sair cogitando se ela era assim ou assada!

O que vi em Teresina, foram jornalistas de batida policial pisando na cena do crime, que foi isolada por pedaços de madeira, foi câmera dando close na moça, tudo isso, com o intuito de conseguir audiência. Em Teresina, jornalismo bom é jornalismo que mostra tudo e que dá a notícia, não importa se verdadeira ou não. E que polícia é essa que não isola a área toda? Que não proíbe a entrada de todos que não estão ali para solucionar o caso? O que esses jornalistas de quinta categoria iam fazer? Em que iam ajudar? Eu tenho vergonha de ligar a TV e ver Toni Black, Beto Rêgo, Juvenal, Pádua e todos os outros jornalistas carniceiros da TV piauiense! Estou falando deles como profissionais, não como pessoas, não os conheço!

Eu torço muito por aqueles que estão dispostos a dar um novo rumo ao jornalismo da nossa cidade e estado!

* Não sei se fiz bem em escrever isso… Mas ontem, quando vi que estavam mostrando o velório da moça, fiquei com tanto ódio! Perdi dois tios em acidentes de carro, o primeiro eu ainda era bebê, o segundo eu já tinha 11 anos e lembro bem de um dos jornalistas citados chegando no velório do meu tio, naquele momento, não entendi a revolta da minha família, hoje, entendo bem!

3 comentários sobre “Sem palavras para um título

  1. Como se não bastasse a maculação da cena do crime, temos também os jornalistas juízes, aqueles que já fazem um julgamento de quem foi o autor do crime, quem é o culpado e os merchan dentro dos programas que estão demais. Sim, é compreensível que eles como todo meio necessita de patrocinio para existência, porém a cada 5 mins de reportagem são 2 min de propagandas, isso deixa o programa muito chato de se assistir.

  2. Aqui em São Paulo a violência é uma constante, infelizmente, assim como a falta de respeito. Eu até acho útil a atenção da mídia pra que alguns crimes não caiam no esquecimento e os criminosos acabem sem punição, mas tudo tem limite! Nunca cheguei a ver o corpo de nenhuma vítima, menos mal, mas ainda assim há uma invasão de privacidade, um sensacionalismo enorme! Sempre me questiono até que ponto é sincera a revolta dos jornalistas e até que ponto eles só querem audiência. Isso sem contar a falta de ética de alguns que acabam tomando partido de um dos lados envolvidos, sem nem sempre saber detalhes das investigações.
    Infelizmente, acho que esse é um problema sem solução, dificilmente algum dia o respeito pelas vítimas será maior que a ganância…

    • Concordo com tudo que vc disse… E comigo não cola jornalismo falar que “isso” é o ganha pão! Ser ético não vai tirar o pão de ninguém! A morte da moça tá numa situação ridícula, cada vez uma nova informação que remete a jogos políticos e ligações com pessoas da alta sociedade… Um daqueles casos, quanto mais mexe, mais fede!

Deixe um comentário

